O Antonov An-2 é um dos mais curiosos aviões de transporte do antigo bloco soviético, estando em serviço durante décadas, sendo produzidos ainda nos dias atuais pela Polônia e China, mediante pedido especial.

Conhecido como Anusha, o An-2 foi uma aeronave concebida para utilização em múltiplas missões, que poderia ser tanto como transporte tático militar como para fins agrícolas.

Ainda que desenvolvido na era do jato, ele recebeu uma configuração de asas em bi-plano, o que lhe dá um ar antigo. No entanto, as duas asas permitem ao Antonov An-2 pousar e descolar em pistas muito curtas, o que o torna eficaz como aeronave para evacuações médicas, transportes de tropas, prática do para-quedismo, pulverização agrícola e ligação entre os lugares mais remotos do planeta, como a Sibéria, Mongólia e o Cazaquistão.

Até hoje, o An-2 é usado para o transporte de suprimentos, pessoas e animais nos confins gelados da Mongólia e no Leste Europeu.

Devido a sua versatilidade e robustez, o Antonov An-2 acabaria por se transformar no mais fabricado avião de transporte do pós-guerra do mundo, pois em 1959 a produção do avião foi transferida para a Polônia, acabando por produzir mais aeronaves que a Fábrica Ucraniana, onde nasceu, com cerca de 12.000 exemplares produzidos, muitos deles fornecidos à Rússia.

Com o passar do tempo o An-2 transformou-se na aeronave predileta dos para-quedistas do velho mundo, por ser espaçoso e com uma capacidade de carga espantosa para um mono-motor dos anos 50.

O AN-2 é uma aeronave de múltiplas finalidades equipada com motor ASz-621R e hélice AW-2, de passo variável. Sendo um avião de emprego geral o AN-2 pode ser utilizado nas seguintes versões: Carga (Mala Postal) – AN-2T; Carga Passageiros – AN-2TP; Passageiros – AN-2P; Lançamento de Paraquedistas – AN-2TD; Transporte Aeromédico – AN-2S; Pulverização Agrícola – AN-2R; Hidroavião – AN-2M. Adicionalmente o AN-2 em cada uma de suas versões acima poderá ser equipado quer com trem de aterragem sobre rodas ou sobre “skis”.

O AN-2 é um avião seguro, devido ao seu alto coeficiente de sustentação (flaps, ailerons, slats automáticos) pode ser utilizado em montanhas, em pequenos campos de pouso ou mesmo em locais não preparados, estando capacitado a descer em grandes ângulos de ataque.

Antonov AN-2 Colt/Nanchang Y-5 - Trumpeter - 1:72
R$65,00
Quantidade
Antonov AN-2 Colt/Nanchang Y-5 - Trumpeter - 1:72 R$65,00

Conheça nossas opções de frete

O Antonov An-2 é um dos mais curiosos aviões de transporte do antigo bloco soviético, estando em serviço durante décadas, sendo produzidos ainda nos dias atuais pela Polônia e China, mediante pedido especial.

Conhecido como Anusha, o An-2 foi uma aeronave concebida para utilização em múltiplas missões, que poderia ser tanto como transporte tático militar como para fins agrícolas.

Ainda que desenvolvido na era do jato, ele recebeu uma configuração de asas em bi-plano, o que lhe dá um ar antigo. No entanto, as duas asas permitem ao Antonov An-2 pousar e descolar em pistas muito curtas, o que o torna eficaz como aeronave para evacuações médicas, transportes de tropas, prática do para-quedismo, pulverização agrícola e ligação entre os lugares mais remotos do planeta, como a Sibéria, Mongólia e o Cazaquistão.

Até hoje, o An-2 é usado para o transporte de suprimentos, pessoas e animais nos confins gelados da Mongólia e no Leste Europeu.

Devido a sua versatilidade e robustez, o Antonov An-2 acabaria por se transformar no mais fabricado avião de transporte do pós-guerra do mundo, pois em 1959 a produção do avião foi transferida para a Polônia, acabando por produzir mais aeronaves que a Fábrica Ucraniana, onde nasceu, com cerca de 12.000 exemplares produzidos, muitos deles fornecidos à Rússia.

Com o passar do tempo o An-2 transformou-se na aeronave predileta dos para-quedistas do velho mundo, por ser espaçoso e com uma capacidade de carga espantosa para um mono-motor dos anos 50.

O AN-2 é uma aeronave de múltiplas finalidades equipada com motor ASz-621R e hélice AW-2, de passo variável. Sendo um avião de emprego geral o AN-2 pode ser utilizado nas seguintes versões: Carga (Mala Postal) – AN-2T; Carga Passageiros – AN-2TP; Passageiros – AN-2P; Lançamento de Paraquedistas – AN-2TD; Transporte Aeromédico – AN-2S; Pulverização Agrícola – AN-2R; Hidroavião – AN-2M. Adicionalmente o AN-2 em cada uma de suas versões acima poderá ser equipado quer com trem de aterragem sobre rodas ou sobre “skis”.

O AN-2 é um avião seguro, devido ao seu alto coeficiente de sustentação (flaps, ailerons, slats automáticos) pode ser utilizado em montanhas, em pequenos campos de pouso ou mesmo em locais não preparados, estando capacitado a descer em grandes ângulos de ataque.